Expofruit - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada. Venha Conhecer o Precioso Sabor da Nossa Região.

Notícias

Citricultura no RN será um dos minicursos da Expofruit 2016

A feira acontece de 21 a 23 de setembro e deve ter a circulação de cerca de 15 mil pessoas e uma média de R$ 40 milhões em negócios

O cultivo das frutas cítricas no Rio Grande do Norte é um dos temas que serão abordados nos minicursos promovidos durante a Expofruit 2016 - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, principal evento ligado à fruticultura no país, que será realizada no período de 21 a 23 de setembro, no Expocenter/UFERSA, em Mossoró.

O minicurso será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no Prédio da Pós-graduação em Fitotecnia na UFERSA, e será ministrado pelo professor da mesma instituição, Gustavo Alves Pereira.

A citricultura no Rio Grande do Norte é praticamente inexistente e corresponde a menos de 1% da produção nacional, mas de acordo com o professor, o trabalho realizado pelos Grupos de Fruticultura no Pomar Didático da UFERSA vem mostrando que é possível cultivar citros (laranjas, limões, tangerinas) na nossa região. "A citricultura vem sendo implantada no pomar há cinco anos e há um ano também montamos uma unidade demonstrativa na Fazenda Rafael Fernandes da UFERSA. Já desenvolvemos dois trabalhos com Mexerica do Rio e com Tangerina Ponkan e estamos avaliando a qualidade das frutas".

Ainda segundo Gustavo Pereira, estão sendo testadas todas as variedades comerciais dentro da citricultura e, aos poucos, os fruticultores do RN estão se interessando pelo cultivo. "Temos uma região altamente propícia para o tipo de plantio, nosso trabalho tem produzido frutas de coloração amarelada e de qualidade até superior do que as produzidas nas demais regiões do Brasil. Os principais desafios para implantar uma produção de citros no RN são a falta de água e mostrar aos produtores que esse cultivo pode ser uma alternativa para diversificar a produção e com isso agregar valores. São frutas que atingem preços bons para venda. Hoje todo o consumo de citros no estado é praticamente oriundo de São Paulo e Sergipe", explica.

Durante a Expofruit o Pomar Didático da Ufersa estará aberto a visitação da comunidade das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Voltar

Fale Conosco

Whatsapp