Expofruit - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada. Venha Conhecer o Precioso Sabor da Nossa Região.

Notícias

Expofruit 2014 é lançada com expectativa de superar número de negócios e conquistar novos mercados

A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit foi lançada ontem (07), em Mossoró, com o anúncio de muitas novidades e a expectativa de movimentar R$ 20 milhões e de receber um público de 30 mil pessoas nos três dias da feira.

Tendo como tema “Venha conhecer o precioso sabor da nossa região”, a 17ª edição do evento será realizada de 24 a 26 de setembro, período de safra das frutas produzidas na região. “Estamos muito otimistas e redobrando energias para realizar uma ótima feira. Nossa expectativa é de superar o número de negócios das últimas edições. Inclusive a mudança na data vai privilegiar o aumento das vendas dos produtores regionais e proporcionar que os visitantes de feira possam visitar a área de produção”, afirma Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê da Fruticultura do Rio Grande do Norte – COEX.

Entre as novidades anunciadas também está a homenagem a um mercado importador a cada edição, neste ano o país escolhido é o Estados Unidos, mercado em crescimento e considerado essencial para os fruticultores locais. “Durante a feira vários compradores norte-americanos visitarão a região para conhecer a qualidade das nossas frutas e, com isso, expandir o mercado para a exportação”, explicou Barcelos. 

A importância do mercado norte-americano e dos esforços que vem sendo realizados pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte - Sebrae para ampliar esse comércio foram lembrados pelo diretor técnico da instituição, João Hélio Cavalcanti. “Temos que ampliar nossos desafios, metas e investimentos em relação ao mercado norte-americano”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido- Ufersa, Arimatéia Matos, e o representante da governadora Rosalba Ciarlini, o secretário do Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), Tarcísio Ribeiro Dantas, ambos reconheceram a importância da fruticultura para a economia potiguar e reafirmaram o apoio ao evento.

Busca pela qualidade e segurança

Para enriquecer a noite de lançamento foi apresentada a palestra “Panorama da Comercialização de Frutas no Varejo” com o gerente comercial nacional em frutas do Grupo Pão de Açúcar, Renato Luiz Generoso. Na sua exposição ele apresentou um perfil completo do mercado e do consumidor brasileiro, com enfoque na comercialização do melão, que é o carro-chefe de vendas da fruticultura potiguar.

De acordo com o gerente do GPA, o consumidor está cada vez mais preocupado com o que consome e, por isso, é necessário fornecer informações sobre o alimento que é disponibilizado garantindo sua qualidade e segurança. “A procura por alimentos saudáveis e que contenham informações sobre a origem e a qualidade do produto passaram a fazer parte da avaliação do consumidor. Quesitos que são cumpridos, por exemplo, pelo melão produzido no Rio Grande do Norte, que merece receber o certificado de origem e, assim, agregar ainda mais valor ao produto”.   

De acordo com os números apresentados pelo gerente do GPA, em 2013 o melão representou 5,5% das vendas de frutas na rede Pão de Açúcar, o que equivale a mais de 15 mil toneladas e R$ 52 milhões em vendas. Também foi apresentado o crescimento das vendas da fruta nos últimos três anos: entre 2011 e 2012 houve um crescimento de 28% e 2012 a 2013 de 15%. As variedades mais aceitas pelo público são: Amarelo (85%), Pele de Sapo (5%, Orange (3,6%), Cantaloupe (3,6%) e Galia (1,8%).

Estandes

O diretor comercial da Expofruit, João Manoel, reafirmou a boa expectativa em relação à feira e a procura de novas empresas por estandes na Expofruit, inclusive do exterior. “Já tínhamos 60% dos espaços comercializados mesmo antes do lançamento. A partir de hoje, as vendas só tendem a melhorar”, comemorou. A estrutura do evento possui 300 estandes distribuídos em um espaço de 15 mil m2. Cada stand possui 12 m2 e está disponível por R$ 2.500. Os interessados em adquirir estandes devem entrar em contato pelos telefones (84)3312.6939/9963-0555 e 8812-6445. 

Rally

A parceria com o Rally do Melão foi outra novidade apresentada durante o lançamento da Expofruit. A competição de regularidade, que será realizada de 13 a 14 de junho, percorre vários pontos de área de produção frutícola e que também possuem contexto histórico das cidades de Mossoró e Baraúnas. “O Rally do Melão está na terceira edição e assim como a Expofruit, valoriza e divulga as riquezas que a fruticultura traz para Mossoró, Baraúnas e região”, disse o coordenador do torneio, Romero Cavalcanti.

A Expofruit é realizada por meio de uma parceria entre o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). 

 

Voltar

Fale Conosco

Whatsapp